quarta-feira, 26 de setembro de 2007

SEDUC e Instituto Unibanco promovem Capacitação

O incentivo às parcerias com setores da iniciativa privada pode contribuir para a melhoria da qualidade da Educação pública gaúcha. O argumento foi defendido pela diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Sônia Balzano, durante a primeira capacitação do Projeto Jovem de Futuro, realizada na última segunda-feira, 24, no prédio da Ulbra Saúde, em Porto Alegre. A iniciativa, promovida pelo Instituto Unibanco em conjunto com a Seduc, tem como objetivo qualificar a gestão pedagógica e administrativa de 25 escolas de Ensino Médio da rede estadual.
A formação reuniu cerca de 200 participantes entre diretores, professores, alunos, e representantes dos Círculos de Pais e Mestres. Estavam presentes a chefe de gabinete e secretária adjunta da Educação, Salete Cadore, a superintendente do Instituto Unibanco, Vera Engel, e a coordenadora nacional do Projeto Jovem de Futuro, Isabel Cristina Naches Borges.
Ao reforçar o compromisso da Seduc em melhorar os índices de aprendizagem dos estudantes gaúchos, a secretária adjunta da Educação, Salete Cadore, ressaltou que as parcerias com a iniciativa privada visam, de maneira essencial, qualificar pedagogicamente o ensino público no Estado. “Estamos como uma expectativa muito grande acerca dos resultados que essa parceria possa proporcionar aos nossos alunos”, concluiu.
De acordo com a superintendente do Instituto Unibanco, Vera Engel, o trabalho que será desenvolvido nas escolas estaduais a partir do projeto Jovem de Futuro servirá como referência para outras instituições de ensino. “É aqui, no Rio Grande do Sul, que nós estamos plantando a semente que germinará em todo o país”, observou.
A partir de 2008, 25 escolas de Porto Alegre, Alvorada, Canoas, Gravataí e Viamão com mais de 400 estudantes de Ensino Médio receberão auxílio financeiro e técnico para o desenvolvimento de ações que propiciem a melhoria na qualidade do ensino. Os estabelecimentos escolares serão contemplados com recursos (R$ 100,00 ano/aluno) e terão seus planos de gestão acompanhados por especialistas em Educação, com a meta de melhorar em 50% o desempenho dos estudantes do Ensino Médio no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Outras 25 instituições estaduais, que não receberão recursos financeiros, serão monitoradas com avaliações para que sejam estabelecidos parâmetros de controle dos resultados de aprendizagem. O acompanhamento do Projeto Jovem de Futuro será feito pela Seduc com a participação de consultores do Instituto Unibanco e por membros da comunidade escolar.
Fonte Pauta Social

Nenhum comentário: