domingo, 14 de outubro de 2007

Colégios Gaúchos têm o Selo Escola Solidária

O Rio Grande do Sul está inserido na prática do voluntariado educativo. Em 2007, 797 instituições de ensino do Estado estão sendo contempladas com o Selo Escola Solidária, que terá validade pelos próximos dois anos. Do total, 405 são estabelecimentos estaduais, 248 municipais, 143 particulares e uma federal.
A distinção, que reconhece as ações de voluntariado educativo, é concedida pelo Instituto Faça Parte, em parceria com a Unesco, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Criado em 2003 e promovido a cada dois anos, o Selo Escola Solidária não é um concurso; busca destacar e valorizar as atividades desenvolvidas pelas instituições de ensino em benefício da comunidade. A iniciativa procura fortalecer o educandário como núcleo de cidadania a partir da prática do voluntariado como ferramenta de formação social, política e educativa.
Os estabelecimentos certificados farão parte da Rede de Escolas Solidárias, tendo suas experiências publicadas no site do Faça Parte (www.facaparte.org.br) e citadas no livro editado pelo instituto. Dessa forma, será possível conhecer os relatos de voluntariado de todo o País e tornar a escola uma referência no município e região.
Fonte: Maria Rosilane - Gazeta do Sul - Santa Cruz do Sul

Nenhum comentário: