segunda-feira, 26 de novembro de 2007

RS TERÁ FEIRA DE PROJETOS SOBRE INCLUSÃO SOCIAL

Uma escola na Argentina tem um programa de mediação de conflitos entre pares; ex-integrantes de gangues de El Salvador voltam para a escola e aprendem a criar microempresas; estudantes peruanos com deficiências se integram em escolas regulares; pequenos agricultores brasileiros se agrupam para produzir polpas, compotas e insumos para a indústria farmacêutica; idosos dão apoio por telefone a outros idosos.

Todas estas iniciativas têm contribuído eficazmente na luta contra a pobreza, a desigualdade e a exclusão social em suas comunidades. Têm em comum a inovação social, uma participação cidadã ativa e custos razoáveis.

De 4 a 7 de dezembro será realizada a Feira da Inovação, na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, estado Rio Grande do Sul. Serão expostas as 17 iniciativas mais inovadoras dentre as 1700 apresentadas nos últimos dois anos ao concurso Experiências em Inovação Social, convocado pela CEPAL, com o apoio da Fundação W.K. Kellogg.

José Luis Machinea, Secretário Executivo da CEPAL, inaugurará a Feira da Inovação. Na quarta-feira, dia 5 de dezembro, às 19 horas, Enrique Iglesias, Secretário-Geral Ibero-Americano, dará uma Aula Magna sobre desenvolvimento social na América Latina, no Centro Cultural Santander, localizado à rua Sete de Setembro, nº 1028, Porto Alegre.

Os expositores representam 12 projetos de oito países da América Latina e do Caribe selecionados como finalistas do ciclo 2006-2007 do concurso. Também estarão presentes os 5 ganhadores do ciclo 2005-2006. Cada um dos projetos fará a apresentação de sua experiência perante o Comitê de Notáveis.

As iniciativas finalistas são da Argentina (2), Bolívia (1), Brasil (4), Colômbia (1), Equador (1), El Salvador (1), México (1) e Peru (1). Todas apresentam inovações para melhorar a saúde, a educação, a nutrição, as atividades de conservação do meio ambiente, a capacidade de geração de renda, ações que promovem a igualdade de gênero, programas de juventude e de responsabilidade social.

A cerimônia de premiação será realizada na sexta-feira, 7 de dezembro, às 12h30m. O projeto ganhador receberá um prêmio de 30.000 dólares; o segundo de 20.000; o terceiro de 15.000; e o quarto e quinto, de 10.000 e 5.000 dólares, respectivamente.

O projeto Experiências em Inovação Social busca identificar e promover a réplica criativa de iniciativas sociais inovadoras no marco da participação ativa da comunidade, como uma maneira de fortalecer a cidadania e, por conseguinte, a democracia.

Fonte: Pauta Social

Nenhum comentário: